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A sua alimentação pode definir suas chances de desenvolver demência


Comer muitas frutas, vegetais, feijões e outros alimentos com propriedades refrescantes da inflamação pode diminuir suas chances de desenvolver demência com a idade.

 

Mas, se sua dieta é carregada com alimentos pró-inflamatórios, você pode ter até três vezes mais probabilidade de ter perda de memória e problemas com a linguagem, resolução de problemas e outras habilidades de pensamento à medida que envelhece, sugere uma nova pesquisa.

 

"Uma dieta menos inflamatória está relacionada a menos risco de desenvolver demência", disse o autor do estudo, Dr. Nikolaos Scarmeas, professor associado de neurologia da Universidade Nacional e Kapodistrian de Atenas, na Grécia.

 

Exatamente como, ou mesmo se, a dieta pode ajudar a evitar a demência e preservar a saúde do cérebro ainda não é totalmente compreendida. "A dieta pode afetar a saúde do cérebro por meio de muitos mecanismos e, de acordo com nossas descobertas, a inflamação pode ser um deles", disse Scarmeas.

 

Para o estudo, mais de 1.000 pessoas na Grécia (idade média: 73 anos) responderam a um questionário para determinar o potencial inflamatório ou pontuação de sua dieta. Ninguém tinha demência quando o estudo começou. Seis por cento desenvolveram demência durante um acompanhamento de pouco mais de três anos.

 

Os escores de inflamação na dieta variam de -8,87 a 7,98, com escores mais altos apontando para uma dieta mais inflamatória. Pessoas com as pontuações mais baixas eram menos propensas a desenvolver demência do que as pessoas com pontuações mais altas, mostrou o estudo.

 

Cada aumento de 1 ponto na pontuação inflamatória da dieta foi associado a um aumento de 21% no risco de demência.

 

Aqueles com as pontuações mais baixas consumiram cerca de 20 porções de frutas, 19 de vegetais, 4 de feijão ou outras leguminosas e 11 de café ou chá por semana. Em contraste, as pessoas com as pontuações mais altas comeram cerca de 9 porções de frutas, 10 de vegetais, 2 de legumes e 9 de café ou chá por semana.

 

Não é o alimento completo em si, mas todos os nutrientes que ele contém que contribuem para seu potencial inflamatório, explicou Scarmeas. Cada alimento contém ingredientes pró e antiinflamatórios.

 

“Em geral, uma dieta com mais frutas, vegetais, feijão, chá ou café é mais antiinflamatória”, disse.

 

O estudo não prova que a ingestão de uma dieta antiinflamatória previne o envelhecimento do cérebro e a demência, apenas que existe uma ligação entre eles.

 

Um acompanhamento mais longo é necessário para tirar conclusões firmes sobre como a pontuação da dieta inflamatória afeta a saúde do cérebro, advertiu Scarmeas.

 

As descobertas foram publicadas em 10 de novembro na revista Neurology .

 

 

"Este estudo está dando mais peso ao mecanismo de inflamação - especificamente neuroinflamação - que muitos de nós entendemos como um dos principais responsáveis ​​pelo declínio cognitivo e demência de Alzheimer", disse ele.

 

A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência.

 

Para a saúde do cérebro, a Holanda recomenda a dieta MIND, a dieta mediterrânea ou a dieta DASH. Todos os três se concentram em carnes magras, peixes, grãos inteiros, produtos frescos e azeite. A dieta MIND (ou Mediterranean-DASH Intervention for Neurodegenerative Delay) combina elementos das dietas mediterrânea e DASH e foi projetada especificamente para ajudar a combater a demência.

 

Então, o que você deve comer para ajudar a melhorar a saúde do cérebro? Holland ofereceu suas sugestões.

 

"Folhas verdes escuras, nozes, trigo integral, alho, cebola, pimentão, tomate, azeite de oliva extra virgem, peixe escuro não frito e aves", disse ele.

 

Esses alimentos podem diminuir a força e / ou a duração do processo inflamatório em seu corpo e cérebro, disse Holland. Alguns agem como antioxidantes, que absorvem os radicais livres prejudiciais e reduzem a inflamação.

 

"Evitar um padrão de dieta do tipo ocidental também é importante, incluindo a redução da ingestão de laticínios integrais, frituras ou fast food, doces e carne vermelha", disse ele.

 

Holland observou que os alimentos pró-inflamatórios podem causar inflamação descontrolada e danos.

 

"Se esse dano ocorrer no cérebro, existe o potencial para desenvolver demência", disse ele.

 

Mais Informações: Aprenda o que há de novo na prevenção da demência na Associação de Alzheimer.

FONTES: Nikolaos Scarmeas, MD, professor associado, neurologia, National and Kapodistrian University of Athens, Greece; Thomas Holland, MD, MS, médico-cientista, Rush University, Chicago; Neurologia , 10 de novembro de 2021

Por: Denise Mann (jornalista de saúde).

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