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Alimentos ultraprocessados podem prejudicar seu cérebro


Comer muitos alimentos ultraprocessados ​​podem aumentar drasticamente o risco de demência, de acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores na China.

Alimentos ultraprocessados ​​são ricos em açúcar, gordura e sal, mas pobres em proteínas e fibras. Refrigerantes, lanches e sobremesas salgadas e açucaradas, sorvetes, salsichas, frango frito, iogurte aromatizado, ketchup, maionese, pão embalado e cereais aromatizados são exemplos.

Substituir esses alimentos por alternativas mais saudáveis ​​pode reduzir as chances de demência em 19%, segundo o estudo.

"Esses resultados significam que é importante informar os consumidores sobre essas associações, implementar ações voltadas à reformulação de produtos e comunicar para limitar a proporção de alimentos ultraprocessados ​​na dieta e [ao invés] promover o consumo de alimentos não processados ​​ou minimamente processados, como in natura legumes e frutas em vez disso", disse o pesquisador principal Huiping Li, da Escola de Saúde Pública da Universidade Médica de Tianjin.

Este estudo não prova que comer alimentos ultraprocessados ​​aumenta o risco de demência, apenas que parece haver uma ligação.

Dr. Sam Gandy, diretor do Mount Sinai Center for Cognitive Health em Nova York, revisou os resultados.

"Isso é consistente com o crescente corpo de evidências indicando que uma dieta e estilo de vida saudáveis ​​para o coração são a melhor maneira de todos modularem seu risco de demência", disse Gandy. "A principal novidade aqui é o foco nos riscos dos alimentos ultraprocessados, e não nos benefícios dos alimentos saudáveis ​​para o coração."

Para o estudo, a equipe de Li coletou dados de mais de 72.000 pessoas listadas no UK Biobank, um grande banco de dados de informações de saúde de pessoas no Reino Unido. No início, os participantes tinham 55 anos ou mais e nenhum tinha demência. Ao longo de uma média de 10 anos, 518 pessoas desenvolveram demência.

Os pesquisadores compararam 18.000 pessoas cujas dietas incluíam pouca comida processada com um número semelhante que comia muito.

Entre os participantes que comiam a menor quantidade de alimentos processados ​​(224 gramas por dia), 100 desenvolveram demência, em comparação com 150 daqueles que comiam mais (cerca de 784 grams por dia). O estudo considerou um tamanho de porção de pizza ou palitos de peixe com pouco mais de 140 gramas.

Bebidas, produtos açucarados e laticínios ultraprocessados ​​foram os principais contribuintes para a ingestão de alimentos ultraprocessados.

O grupo de Li estimou que a substituição de 10% dos alimentos ultraprocessados ​​por alimentos não processados ​​ou minimamente processados, como frutas frescas, vegetais, legumes, leite e carne, poderia reduzir o risco de demência (mas não de Alzheimer) em 19%.

Li disse que mudanças fáceis nas escolhas alimentares podem fazer uma grande diferença.

"As pequenas e gerenciáveis ​​mudanças na dieta, como aumentar a quantidade de alimentos não processados ​​ou minimamente processados ​​em apenas 60 gramas por dia [cerca de meia maçã, uma porção de milho ou uma tigela de cereal de farelo], e simultaneamente diminuir o consumo de alimentos ultraprocessados A ingestão de alimentos em 60 gramas por dia [cerca de uma barra de chocolate ou uma porção de bacon] pode estar associada a uma redução de 3% no risco de demência", disse Li.

Samantha Heller, nutricionista clínica sênior da NYU Langone Health, em Nova York, disse que há muito se sabe que os alimentos ultraprocessados ​​aumentam as chances de desenvolver várias condições crônicas. Eles incluem doenças cardíacas, certos tipos de câncer, diabetes tipo 2 e obesidade.

"Embora a causa exata seja desconhecida, não é de surpreender que esse tipo de padrão alimentar esteja associado a um risco aumentado de demência", disse ela. “Os alimentos ultraprocessados ​​são bioquimicamente projetados e anunciados para aumentar os desejos e desejos por esses alimentos, e em muitos lares excluem opções mais saudáveis, como frutas, vegetais, legumes e grãos integrais”.

A má qualidade dos nutrientes dos alimentos ultraprocessados ​​- que são ricos em sal, açúcar e gordura saturada e pobre em fibras - é uma receita para problemas de saúde física e mental, disse Heller.

“Evitar a demência é outro grande motivo para começar a incorporar mais alimentos vegetais, menos alimentos ultraprocessados ​​e alimentos de origem animal em nossas dietas”, disse ela.

As trocas podem ser tão fáceis quanto substituir cereais açucarados por cereais integrais, como trigo ralado ou aveia, ou cobrir pizza com salada ou cogumelos e espinafre, em vez de calabresa e salsicha, disse Heller.

"Cada refeição é uma oportunidade de fazer uma escolha saudável", disse Heller.

Manter a cozinha abastecida com alimentos saudáveis, como feijão enlatado ou seco, grãos integrais como quinoa ou arroz integral, manteiga de amendoim ou amêndoa, mix de frutas e vegetais congelados, facilita a preparação de refeições ricas em fibras e nutrientes, disse ela.
 

“Aprender novas formas de preparação de alimentos e ideias de refeições pode parecer assustador no começo, mas há muitas receitas e recursos gratuitos on-line para obter orientação”, disse Heller. "

Os resultados foram publicados on-line em 27 de julho na revista Neurology.

Em um editorial complementar, as pesquisadoras Maura Walker e Nicole Spartano da Universidade de Boston questionaram a definição do estudo de alimentos ultraprocessados. Eles apontaram que os métodos de preparação podem afetar o valor nutricional dos alimentos e disseram que um estudo mais aprofundado que não depende dos hábitos alimentares auto-relatados dos participantes seria benéfico.

"Como pretendemos entender melhor as complexidades da ingestão dietética [processamento, tempo, refeições mistas], também devemos considerar que podem ser necessários investimentos em avaliações dietéticas de maior qualidade", escreveram eles.


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Fonte: Health Day.com

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